PDA

View Full Version : Relógios Atômicos - Temps Atomique International - Coordinated Universal Time - GPS



San Andreas
02-02-2012, 22:09:34
Os relógios e a contagem de tempo são usados por todos os paises, empresas e pessoas no mundo, mas poucas pessoas sabem quem faz a "cronometragem" da hora internacional


O primeiro relógio atômico foi desenvolvido pelo NBS (National Bureau of Standards), atualmente NIST (National Institute of Standards and Technology), nos Estados Unidos, em 1949 (usando a molécula de amônia como fonte de vibrações), baseado no principio físico da ressonância magnética de feixe atômico, desenvolvida na década de 30 pelo Nobel de Física Isidor Rabi, da Universidade de Columbia, New York.

Em 1952 o NBS criou o primeiro relógio atômico usando átomos de Césio como fonte de vibração.

Em 1955, o Laboratório Nacional de Física (National Physical Laboratory), na Inglaterra, construiu o primeiro relógio atômico usando átomos de Césio como fonte de calibração.

Nas décadas seguintes o relógio atômico de Césio continuou sendo aperfeiçoado.

Em 1955 foi criado o TAI (Temps Atomique International - Tempo Atômico Internacional), um padrão de tempo baseado em relógios atômicos.

O TAI é administrado pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (Bureau International des Poids et Mesures - BIPM) sediado na França.

Em 1967, a 13ª Conferência Geral de Pesos e Medidas definiu a unidade de tempo (segundo) pelo SI (Sistema Internacional de Unidades), como sendo o intervalo de tempo de 9.192.631.770 períodos da radiação correspondente a transição entre dois níveis hiper-finos do átomo de Césio 133 em seu estado fundamental.

Atualmente o TAI é determinado comparando-se (via satélite) o tempo de 200 relógios atômicos de dezenas de laboratórios espalhados pelo mundo.

O TAI é uma escala de tempo incrivelmente precisa e estável, mas não está em sincronia com a duração do dia (rotação da Terra).

Por questões econômicas, políticas e do cotidiano das pessoas (Calendário Gregoriano - 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos) é necessário que exista um padrão de tempo que acompanhe a rotação da Terra.

Esta escala é o UTC (Coordinated Universal Time - Tempo Universal Coordenado), que difere do TAI por um numero inteiro de segundos. O UTC também é administrado pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas e é usado por todas as pessoas, empresas, governos e paises do mundo.

Em 1972, o GMT (Greenwich Mean Time - Hora Média de Greenwich), baseado em referencias astronômicas (1 segundo = dia solar médio / 86400), foi substituído pelo UTC.

De tempos em tempos um segundo de salto do UTC em relação ao TAI é definido para garantir que, no decorrer de um ano, o Sol cruze o meridiano de Greenwich ao meio-dia com um desvio máximo de 0,9s (dia médio solar no Observatório Real de Greenwich), isto é, o UTC difere do UT1 (GMT - Greenwich Mean Time - Hora Média de Greenwich) em 0,9 segundos.

Em 1972 o TAI estava 10 segundos a frente do UTC e desde então 24 segundos foram acrescentados.



As datas para efetivação dos segundos de salto são definidas pelo Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra (International Earth rotation and Reference systems Service - IERS), situado na França, através dos:


● Parâmetros de Orientação da Terra (Earth Orientation Parameter - EOP)
● Sistema Internacional de Referência Celeste (International Celestial Reference System - ICRS)


O EOP, localizado no Observatório Naval dos Estados Unidos, monitora a rotação da Terra. Um dos seus objetivos é a determinação do padrão de tempo com base na duração do dia (duração da rotação da Terra).





Desde 1972, o Escritório Internacional de Pesos e Medidas acrescentou 24 segundos ao UTC, sempre no dia 30 de junho ou no dia 31 de dezembro


http://en.wikipedia.org/wiki/Leap_second

http://pt.wikipedia.org/wiki/Segundo_de_salto


http://img27.imageshack.us/img27/8607/utcv.jpg





A incrível precisão dos relógios atômicos é necessária na:

• UTC (Coordinated Universal Time - Tempo Universal Coordenado)
• Sincronização de relógios de cristal de quartzo
• Astronomia
• Geofísica - Geodésia
• Internet (Network Time Protocol)
• Sistema de Posicionamento Global (GPS)
• Sincronização de transmissores e receptores em redes de comunicações (fibra ótica)
• Sincronização na transmissão de emissoras de televisão





http://en.wikipedia.org/wiki/Atomic_clock

http://en.wikipedia.org/wiki/International_Atomic_Time

http://en.wikipedia.org/wiki/Coordinated_Universal_Time

http://en.wikipedia.org/wiki/International_Earth_Rotation_and_Reference_Systems_Service

http://en.wikipedia.org/wiki/Network_Time_Protocol

http://en.wikipedia.org/wiki/Synchronization_in_telecommunications





Os relógios atômicos são na verdade complexos relógios de cristal de quartzo que usam as vibrações de átomos de Césio como referencia para a contagem do tempo.

O relógio atômico mais preciso do mundo (NIST-F1) tem uma margem de erro de 1 seg a cada 60 milhões de anos

http://www.nrc-cnrc.gc.ca/obj/inms-ienm/images/faq_time_e/faq_time_cesiumclockinside_small.jpg





Evolução da precisão dos relógios atômicos desenvolvidos pelo NBS/NIST

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9a/Clock_accurcy.jpg





Em 1999, O NIST desenvolveu o mais preciso relógio atômico do mundo, o NIST-F1, que usa átomos de Césio e tinha uma precisão de 1 seg a cada 20 milhões de anos

Em 2005 o NIST-F1 foi aperfeiçoado e agora tem uma incrível precisão de 1 seg a cada 60 milhões de anos


http://tf.nist.gov/timefreq/cesium/fountain.htm


http://tf.nist.gov/timefreq/images/nistf1ph.jpg
NIST-F1 Caesium fountain atomic clock, serving as the US time and frequency standard, with an uncertainty of 5.10×10−16 (as of 2005).





O primeiro relógio atômico foi desenvolvido pelo NBS (National Bureau of Standards), atualmente NIST (National Institute of Standards and Technology), nos Estados Unidos, em 1949 (usando a molécula de amônia como fonte de vibrações), baseado no principio físico da ressonância magnética de feixe atômico, desenvolvida na década de 30 pelo Nobel de Física Isidor Rabi, da Universidade de Columbia, New York.

http://www.marcdatabase.com/~lemur/lemur.com/gallery-of-antiquarian-technology/horology/nbs-atomic-clock/nbs-history-476-atomic-clock-photo-1200-scale-1024x878.jpg





Relógio Atômico Mestre do Observatório Naval Americano

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/45/Usno-amc.jpg

San Andreas
02-02-2012, 22:10:21
Todos os satélites do NavStar GPS (Navigation Signal Timing and Ranging Global Positioning System) possuem relógios atômicos de Césio sincronizados com o relógio atômico da base aérea Schriever no Colorado

Sem os relógios atômicos, o GPS não existiria


O NavStar GPS (Navigation Signal Timing and Ranging Global Positioning System) entrou em operação em dezembro de 1993 e tornou-se 100% operacional em abril de 1995.

São 24 satélites (mais 4 de reserva) em 6 planos orbitais (4 por satélite). Inclinação de 55º, órbita semi-síncrona, distancia da Terra de 20.2 mil km e período orbital de 12 horas.

No GPS, as distancias são calculadas medindo-se com precisão o tempo que o sinal leva dos satélites ao receptor.

Cada um dos 24 satélite do sistema GPS possui um relógio atômico de Césio que precisa estar perfeitamente sincronizado com os relógios atômicos dos outros satélites.

Os receptores possuem um relógio de cristal de quartzo muito preciso.

Os relógios atômicos dos satélites enviam continuamente sinais com uma “contagem de tempo” de nanosegundos. Os receptores tem essa mesma “contagem de tempo”. Enquanto o sinal está “viajando” do satélite ao receptor, o tempo continua passando no relógio do receptor. Essa diferença de tempo permite calcular a distancia, pois a velocidade das ondas eletromagnéticas é de quase 300 milhões de metros/segundo no vácuo.

Os receptores recebem sinais dos satélites indicando a posição dos satélites nas suas órbitas (efemeridade) e com isso calculam as coordenadas em relação a Terra.

São necessários 4 ou mais satélites para o receptor calcular a posição e corrigir o erro devido a menor precisão do relógio de cristal de quartzo do receptor.

Os relógios atômicos abordo dos satélites do GPS são constantemente sincronizados com o relógio atômico mestre da base aérea Schriever no Colorado (parte do Air Force Space Command) e do relógio atômico mestre do observatório naval americano.

Como a velocidade das ondas eletromagnéticas é de 300 milhões de metros/segundo, uma imprecisão de 1 micro-segundo dos relógios atômicos resultaria em uma margem de erro de 300 metros.

A precisão do GPS de uso civil é de 5 a 15 metros. Os satélites de terceira geração do sistema NavStar (GPS III) terão relógios atômicos ainda mais precisos.


Existem uma serie de erros que precisam ser corrigidos por complexos cálculos matemáticos. Alguns desses erros:


• A grande velocidade dos satélites em relação a Terra faz com o tempo passe mais devagar nos relógios atômicos abordo dos satélites do que no relógios atômico terrestre, de acordo com a teoria da relatividade de Einstein
• A velocidade da luz muda ao atravessar a atmosfera e a espessura da atmosfera varia com a inclinação do satélite em relação ao receptor
• As órbitas dos satélites não são perfeitas
• Reflexão do sinal em objetos



http://en.wikipedia.org/wiki/Global_Positioning_System

http://en.wikipedia.org/wiki/GPS_modernization



Em 2013 estará operacional o sistema de posicionamento global europeu Galileu.

O Galileu terá 28 satélites em 3 planos orbitais (7 satélites em cada) e mais um satélite de reserva.

Inclinação de 56º, distancia da Terra de 23.2 mil km.

Os novos receptores poderão usar os sinais do GPS e do Galileu combinados para obter uma precisão ainda maior.



Transit - o precursor do GPS

http://en.wikipedia.org/wiki/Transit_%28satellite%29





Constelação de satélites NavStar (GPS) - 24 satélites (mais 4 de reserva) em 6 planos orbitais (4 por satélite)

Inclinação de 55º - Distancia da Terra de 20.2 mil km - Período Orbital de 12 horas

http://www.celestiamotherlode.net/catalog/images/screenshots/various/satellites_NAVSTAR_GPS_Satellites_1__jeffyen.jpg



Apesar de pequeno, um satélite GPS é uma maquina incrivelmente complexa. Os satélites Block III terão relógios atômicos ainda mais precisos.

http://www.globalsecurity.org/space/systems/images/blk2r-pro-0.jpg

San Andreas
02-02-2012, 22:12:13
RELOGIOS DE CRISTAL DE QUARTZO



http://en.wikipedia.org/wiki/Crystal_oscillator

http://en.wikipedia.org/wiki/Quartz_clock

http://en.wikipedia.org/wiki/Watch



http://cache-media.britannica.com/eb-media/00/99000-004-C5FB62BA.jpg



Em 1880, Jacques e Pierre Curie descobriram o efeito piezo-elétrico. Um cristal de quartzo quando excitado por uma corrente elétrica alternada vibra com uma freqüência fixa (que depende da forma e lapidação do cristal) e que não varia com a temperatura ou a freqüência da corrente alternada.

Em 1927, o engenheiro americano Warren A. Morrison e Horton JW do Bell Telephone Laboratories, nos Estados Unidos, construíram o primeiro relógio de cristal de quartzo.

Em 1939, os Estados Unidos produziram 100 mil cristais de quartzo para uso em rádios militares, o que estimulou o desenvolvimento da industria de fabricação de cristais de quartzo.

O laboratório suíço criou o primeiro protótipo de um relógio de pulso de cristal de quartzo de ponteiro.

Em 1968, o físico Juergen Staudte inventou um processo de fabricação de osciladores de cristais de quartzo, quando trabalhava na North American Aviation (atualmente Rockwell), semelhante ao de circuitos integrados (fotolitografia).

Em 1969 a companhia japonesa Seiko lançou o primeiro protótipo de um relógio de pulso de cristal de quartzo de ponteiro

Em 1970 e companhia americana Hamilton Watch Company criou o primeiro protótipo de um relógio de pulso de cristal de quartzo de números (LCD), o Pulsar. Em 1972 o Pulsar começou a ser vendido.

Em 1975 a companhia americana Texas Instruments começou a produzir em massa relógios de pulso de cristal de quartzo de números (LCD).

Na década de 80 os relógios de cristal de quartzo praticamente acabaram com secular industria de relógios de roda de balanço.

Nos relógios modernos, os cristais de quartzo são cortados e lapidados na forma de um garfo de diapasão de modo a vibrarem a exatos 32768 vezes por segundo (2^15 Hz). Sensores transformam as vibrações em pulsos elétricos. Um circuito integrado digital “conta” os pulsos elétricos:

• Nos relógios digitais o circuito integrado produz números em um display de cristal liquido (LCD).
• Nos relógios analógicos o circuito integrado aciona um motor síncrono que gira os ponteiros dos segundos, minutos e horas.

Osciladores cristais de quartzo usado em circuitos eletrônicos digitais como nas placas mãe, placas de vídeo, celulares, oscilam milhões de vezes por segundo (MHz).

Mais de 2 bilhões de cristais de quartzo são produzidos anualmente no mundo.



Os osciladores a cristais de quartzo são responsáveis por gerar o clock de circuitos eletrônicos digitais como nas placas mãe, placas de vídeo, celulares, etc e oscilam na freqüência de MHz.

http://www.electronicrepairguide.com/crystal.jpg

http://www.electronicrepairguide.com/crystal%20in%20motherboard.jpg









RELÓGIOS DE PÊNDULO



http://en.wikipedia.org/wiki/Pendulum_clock

http://en.wikipedia.org/wiki/Riefler_escapement

http://en.wikipedia.org/wiki/Shortt-Synchronome_clock



http://cache-media.britannica.com/eb-media/08/99008-004-2520D596.gif

http://www.britannica.com/clockworks/images/otime00013a4.gif http://www.britannica.com/clockworks/images/otime00013g4.gif



Em 1889, o alemão Sigmund Riefler construiu o relógio de Pêndulo mais preciso até então (erro de 10 mili-segundos por dia ou 3,65 segundos por ano), com o Pêndulo oscilando em uma atmosfera de baixa pressão. Foram produzidos mais de 600 relógios de Riefler para laboratórios e observatórios astronômicos e ele foi a referencia de tempo do NBS (National Bureau of Standards), atualmente NIST (National Institute of Standards and Technology), nos Estados Unidos, entre 1904 e 1929.

Em 1921, o engenheiro ferroviário britânico William Hamilton Shortt em parceria com Frank Horologist Hope-Jones modificou um relógio de Pêndulo da companhia Synchronome, de Londres Reino Unido e tornou o relógio de pendulo mais preciso da historia (erro de 2 milisegundos por dia ou 0.73 segundos por ano).

O relógio de Shortt-Synchronome tinha dois pêndulos:

• um Pêndulo mestre, que oscilava em uma atmosfera de baixíssima pressão, com um sistema para repor a energia perdida no atrito

• um Pêndulo escravo, que era o relógio da Synchronome, com o escapamento, as engrenagens e ponteiros.

O Pêndulo mestre oscilava livre (sem ter o atrito das engrenagens e ponteiros para gerar erro) e de 30 em 30 segundos corrigia o atraso do Pêndulo escravo através de um acoplamento magnético.

O relógio de Shortt-Synchronome foi o primeiro relógio de pendulo a ser mais preciso que a rotação da Terra, medindo diferenças na duração do dia solar e da variação da aceleração da gravidade terrestre devido a Lua e ao Sol.

Foram produzidos mais de 100 relógios Shortt-Synchronome entre 1922 e 1956 para laboratórios e observatórios astronômicos.

A precisão dos relógios Shortt-Synchronome é muito maior que a de um relógio de cristal de quartzo usado pelas pessoas.

Os relógios de Pêndulo foram por 270 anos os relógios mais precisos do mundo nas medidas de tempo de alta precisão (astronomia, geofísica, navegação, comunicações, etc).



Relógio de Pêndulo Riefler - 1889 - Museu do NIST - precisão de 10 milisegundos por dia

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/23/Riefler_clock_NIST.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/c/c6/Rief549-Deutsches_Museum-Dial.JPG/450px-Rief549-Deutsches_Museum-Dial.JPG



Relógio de Pêndulo Shortt-Synchronome - 1921 - precisão de 2 milisegundos por dia

http://img12.imageshack.us/img12/7080/shortt1.jpg

http://img705.imageshack.us/img705/5885/shortt2.jpg

San Andreas
02-02-2012, 22:13:00
RELÓGIOS DE RODA DE BALANÇO



Balance wheel - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Balance_wheel)

Escapement - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Escapement)

Verge escapement - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Verge_escapement)

Anchor escapement - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Anchor_escapement)

Mechanical watch - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Mechanical_watch)

Watch - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Watch)





http://cache-media.britannica.com/eb-media/05/99005-004-43AB081C.jpg

http://www.britannica.com/clockworks/images/otime00015a4.gifhttp://www.britannica.com/clockworks/images/otime00015g4.gif



No século XV surgiram os primeiros relógios portáteis de mesa (relógios de roda de balanço), que ao se tornarem menores e mais precisos, evoluíram para os relógios de bolso e finalmente para os relógios de pulso.

A roda de balanço (também chamada de balancim ou volante), girava para um lado e para o outro e tinha o mesmo papel do pêndulo.

O movimento da roda de balanço era alimentada por uma mola mestra. Quando a mola mestra estava totalmente distendida, o relógio parava de funcionar e era necessário “dar corda” na mola.

O escapamento é o sistema mecânico responsável por transformar um movimento oscilatório (balanço ou pendular) em um movimento giratório.

Em 1656 Christian Huygens adicionou a mola de balanço para produzir um movimento harmônico, o que tornou os relógios de roda de balanço mais precisos. A mola de balanço aumentou a precisão de 1 hora por dia para 10 minutos por dia.

Ao longo dos séculos, aperfeiçoamentos no sistema de escapamento aumentaram a precisão dos relógios de roda de balanço.

Os primeiros relógios de roda de balanço e de pêndulo usavam escapamento Verge, que foi substituído em pelo escapamento de ancora em 1670, inventado pelo inglês Joseph Knibb e aperfeiçoado pelo inglês George Graham em 1715 (escapamento Deadbeat).

Em 1675 os homens começaram a usar relógios de bolso.

A precisão de alguns segundos por dia foi conseguida com os cronômetros marítimos do inglês John Harrison em 1760.

Em 1765, o francês Pierre Le Roy e inglês Thomas Earnshaw criaram a roda de balanço bi-metálica, para compensar a perda de elasticidade da mola de balanço com o seu aumento de tamanho, devido ao aumento da temperatura. Com o aumento de temperatura, a mola de balanço aumentava de tamanho, perdia elasticidade e a roda de balanço girava mais devagar. Ao mesmo tempo, a expansão térmica fazia a roda de balanço dobra levemente para dentro, diminuindo seu momento de inércia e fazendo-a girar mais rápido.

Um grande aumento da precisão dos relógios de roda de balanço foi conseguida pela companhia americana Waltham Watch Company em 1854 ao industrializar o processo de fabricação das partes moveis. A industrialização do processo de fabricação melhorou a precisão das dimensões das partes moveis (engrenagens, eixo, etc), o que aumentou ainda mais a precisão dos relógios de roda de balanço.

A Waltham Watch Company passou a fabricar relógios de mesa, pulso e de bolso em grande quantidade, o que popularizou os relógios no mundo.

No final do século XIX, ligas metálicas com baixos coeficientes de dilatação (INVAR) para compensar os efeitos da variação de temperatura tornaram os relógios de roda de balanço mais precisos (alguns segundos por dia).

Até 1911 os relógios de pulso só eram usados por mulheres, os homens usavam relógios de bolso. Santos Dumont pediu para um amigo que era relojoeiro (Louis Cartier) para que cria-se um modelo de relógio de pulso masculino, pois quando estava pilotando um avião, não poderia tirar a mão dos controles para tirar o relógio do bolso. O modelo foi lançado em 1911 e ajudou a popularizar o uso de relógios de pulso na população masculina. A Primeira Guerra Mundial popularizou de vez os relógios de pulso entre os homens, já que os solados não poderiam tirar as mãos dar armas para tirar o relógio do bolso.

Em 1922, o britânico John Harwood criou um sistema mecânico que “dava a corda” na mola mestra automaticamente, a partir do movimento do braço em relógios de pulso. Quando a pessoa andava, o braço se movia para frente e para trás, e assim o sistema mecânico “dava a corda” na mola mestra.

Em 1957, a companhia americana Hamilton Watch Company lançou o primeiro relógio de roda de balanço elétrico, onde uma bobina alimentada por uma bateria substituía a mola de balanço.

A partir da década de 70, todos os relógios de pulso e de mesa usados no mundo (que usavam roda de balanço) começaram a ser substituídos pelos relógios de cristal de quartzo (ponteiro e números), devido a popularização dos circuitos integrados.

Na década de 80 os relógios de cristal de quartzo praticamente acabaram com secular industria de relógios de roda de balanço.



http://www.orientalwatchsite.com/wp-content/uploads/2009/12/watch-escapement-and-gear-train.jpg



Relógio de pulso com roda de balanço (link para imagem em alta resolução)

File:Prim mechanical wrist watch disassembled whole.jpg - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/File:Prim_mechanical_wrist_watch_disassembled_whole.jpg)


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4f/Prim_mechanical_wrist_watch_disassembled_whole.jpg/800px-Prim_mechanical_wrist_watch_disassembled_whole.jpg



Roda de balanço bi-metálica e mola de balanço

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/5c/Pocket_Watch_Balance_Wheel.jpg/600px-Pocket_Watch_Balance_Wheel.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/88/Benrus_Watch_Balance_Wheel_2.jpg



Relógio de mesa - 1710

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/5/59/Bracketclock.jpg



Relógio de bolso polonês - 1876

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c3/Czapek01.jpg/800px-Czapek01.jpg



Relógio de pulso americano Hamilton 505 - 1957

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a5/Hamilton_505.JPG/690px-Hamilton_505.JPG



Relógio de pulso russo

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/000_0rysdf251_edited.jpg



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e0/Jaeger-Lecoultre-p1000838.jpg/1280px-Jaeger-Lecoultre-p1000838.jpg

San Andreas
02-02-2012, 22:14:43
O Omega Speedmaster (relógio de roda de balanço com corda manual) foi usado pelos astronautas que foram a Lua

O Omega Speedmaster foi escolhido por resistir a grandes variações de temperaturas, ao vácuo, a umidade, corrosão, choque, aceleração, pressão, vibração e ruído


Omega Speedmaster - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Omega_Speedmaster)


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/db/OMEGA-Speedmaster-Professional-Front.jpg/800px-OMEGA-Speedmaster-Professional-Front.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cd/Vintage_Omega_Speedmaster_%22Pre-moon%22.jpg/764px-Vintage_Omega_Speedmaster_%22Pre-moon%22.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3a/Omega_Cal._321_Chronograph_movement.jpg/1280px-Omega_Cal._321_Chronograph_movement.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2f/Omega_Cal._1861_Chronograph_Movement.jpg/1280px-Omega_Cal._1861_Chronograph_Movement.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/Omega_Speedmaster_Rueckseite-2.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/46/Apollo_11_LM_Interior_-_GPN-2001-000010.jpg/1280px-Apollo_11_LM_Interior_-_GPN-2001-000010.jpg
This interior view of the Apollo 11 Lunar Module shows Astronaut Edwin E. Aldrin, Jr., lunar module pilot, during the lunar landing mission. This picture was taken by Astronaut Neil A. Armstrong, commander, prior to the moon landing.

San Andreas
20-03-2012, 23:09:46
GPS europeu (Galileu) tem seus dois primeiros satélites lançados


Os dois sistemas não serão grandes concorrentes. Em 2007, Bruxelas e Washington firmaram um acordo prevendo compatibilidade técnica entre Galileu e GPS. Os receptores poderão receber os sinais dos dois sistemas. Se um tiver uma avaria, o outro faz a conexão.

http://www.swissinfo.ch/por/reportagens/Sistema_Galileu_tem_seus_dois_primeiros_satelites.html



Galileo satellites

● 30 in-orbit spacecraft (including 3 spares)
● Orbital altitude: 23,222 km (MEO)
● 3 orbital planes, 56° inclination, ascending nodes separated by 120° longitude (9 operational satellites and one active spare per orbital plane)
● Satellite lifetime: >12 years
● Satellite mass: 675 kg
● Satellite body dimensions: 2.7 m × 1.2 m × 1.1 m
● Span of solar arrays: 18.7 m
● Power of solar arrays: 1.5 kW (end of life)


Galileo (satellite navigation) - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_%28satellite_navigation%29)





How GIOVE’s signals show way for Galileo


Orbiter.ch Space News: How GIOVE’s signals show way for Galileo (http://orbiterchspacenews.blogspot.com/2011/01/how-gioves-signals-show-way-for-galileo.html)


http://4.bp.blogspot.com/_HkkJKGa-ZX8/TS9BXitej1I/AAAAAAAAAZc/SQAQUn9-w8s/s1600/GIOVE-B.jpg
GIOVE-B


http://1.bp.blogspot.com/-SZiouAYE5Os/TiguqVDnsuI/AAAAAAAABy4/j2A2ELYoHss/s1600/Artist%2527s+impression+of+GIOVE-A.jpg
GIOVE-A


http://4.bp.blogspot.com/_HkkJKGa-ZX8/TS9B0Lk28MI/AAAAAAAAAZk/y4XduxMH8bM/s640/First+two+Galileo+IOV+satellites.png
First two Galileo IOV satellites