Mostrando resultados 1 até 19 de 19

Tópico: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

  1. #1
    GeForce 6800 Ultra Avatar de The_Lostman
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Em um lugar... "além da imaginação"!!!
    Posts
    511

    Talking DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Amigos, preciso de uma mãozinha aqui!!!

    Tenho dois HDs, um de 40 GB, e outro de 80 GB.

    Os dois HDs estão ligados na IDE primária, por se tratar da melhor forma de aproveitar o espaço no meu gabinete (na IDE secundária só tem o CD-ROM).

    O primeiro HD, de 40 GB, já tem meu WinXP instalado, e me recuso a fazer qualquer desinstalação neste HD, para instalar Win98SE e após o WinXP para fazer dual boot, porque vai me causar muitos transtornos e agora não é o momento adequado para isso.

    O segundo HD, de 80 GB, terá o Win98SE instalado, para poder rodar programas de captura de vídeo, jogos e outros softwares/hardwares que não rodam ou não possuem suporte no WinXP.

    Então, pergunto: há alguma maneira de fazer DUAL BOOT neste meu PC com dois HDs (o primeiro com WinXP, o segundo com Win98SE), sem ter que mexer no meu WinXP já instalado, e sem ter que usar programas específicos para esta finalidade? Será que há como mexer no boot.ini para fazer isso? Como fazer?

    Obrigado, e !!!
    SAVE THE SEALS
    www.ifaw.org

    ASUS P5ND2-SLI
    Pentium 4 HT 3Ghz S775 Model 631 Box
    3 GB RAM Kingston Dual-Channel DDR2/533
    Radeon RX850PRO VTD256E 256 MB DDR3
    HD 250GB SATA Seagate
    Monitor LCD 17' Acer AL1714 VGA

  2. #2
    GeForce 9600 GT Avatar de c0m4nch3
    Data de Registro
    Jul 02
    Posts
    1.687

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Edita boot.ini

    [boot loader]
    timeout=30
    default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
    [operating systems]
    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /fastdetect
    X:\ = "Microsoft Windows 98"

    me corrijam se tiver algum erro.

  3. #3
    Moderador Avatar de DanW
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Manaus / AM
    Posts
    1.178

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Acho melhor você instalar o Win 98 com o HD que tem o Win XP desativado, principalmente se o que tem o XP for o Master. É bem capaz de durante a instalação do 98 o MBR do seu HD primário ser modificada, ou seja, você não poderá mais dar boot pelo HD do XP.

    Depois que instalar o 98, ative de volta o HD com o XP e tente fazer isso que o comanche falou, só que no caso o "X" vai ser a letra que o XP vai associar ao HD que estará com o outro SO.
    [DanW / Equipe GB / www.gamesbrasil.com.br]

  4. #4
    GeForce 6800 Ultra Avatar de The_Lostman
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Em um lugar... "além da imaginação"!!!
    Posts
    511

    Exclamation Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Amigos, Comanche e DanW, primeiro queria agradecer a atenção de vocês! Obrigado pelas dicas!

    Bem, eu segui a dica de ambos. Instalei do HD 2 o Win98SE, com o outro HD que tem o WinXP desativado, e tudo correu bem (após muito suor, já que o Win98SE não tem um suporte de drivers tão avançado, eh eh!!).

    Depois disso, modifiquei o BOOT.INI conforme orientado. Mas não deu certo. No meu PC, o HD com WinXP fica como C:\, e o HD que tem o Win98SE fica como E:\, sendo que o drive de CD-RW/DVD Combo fica como D:\. Mesmo assim, usei na linha "X:\="Microsoft Windows 98" tanto a letra D: como a letra E: , mas não deu certo, se selecionado o Windows 98, a máquina acaba sempre REINICIANDO, e voltando para a tela de escolha de sistema operacional. Só entra no WinXP. E agora, porque será que não funcionou? Se puderem me dar uma força, agradeço imensamente!
    SAVE THE SEALS
    www.ifaw.org

    ASUS P5ND2-SLI
    Pentium 4 HT 3Ghz S775 Model 631 Box
    3 GB RAM Kingston Dual-Channel DDR2/533
    Radeon RX850PRO VTD256E 256 MB DDR3
    HD 250GB SATA Seagate
    Monitor LCD 17' Acer AL1714 VGA

  5. #5
    GeForce 6800 Ultra Avatar de The_Lostman
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Em um lugar... "além da imaginação"!!!
    Posts
    511

    Question Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Li em algum lugar que no caso de Dual Boot para WinXP e outro sistema operacional, um em cada HD, ambos os HDs deveriam estar como "master". No meu caso, ambos estão ligados na IDE primária, ou seja, um é master e outro é slave. Será que é isso que está impossibilitando o dual boot no HD 2 com Win98SE ??
    SAVE THE SEALS
    www.ifaw.org

    ASUS P5ND2-SLI
    Pentium 4 HT 3Ghz S775 Model 631 Box
    3 GB RAM Kingston Dual-Channel DDR2/533
    Radeon RX850PRO VTD256E 256 MB DDR3
    HD 250GB SATA Seagate
    Monitor LCD 17' Acer AL1714 VGA

  6. #6
    Moderador Avatar de DanW
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Manaus / AM
    Posts
    1.178

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Quote Originalmente postado por The_Lostman
    Li em algum lugar que no caso de Dual Boot para WinXP e outro sistema operacional, um em cada HD, ambos os HDs deveriam estar como "master". No meu caso, ambos estão ligados na IDE primária, ou seja, um é master e outro é slave. Será que é isso que está impossibilitando o dual boot no HD 2 com Win98SE ??
    Acho que não tem essa exigência não, meu caro...

    Vou dar uma olhada na net pra ver se a gente resolve o seu problema.
    [DanW / Equipe GB / www.gamesbrasil.com.br]

  7. #7
    Moderador Avatar de DanW
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Manaus / AM
    Posts
    1.178

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Cabei de achar isso...

    Caminhos ARC

    O sistema operacional usa o caminho ARC para determinar onde o sistema operacional se encontra. O caminho "multi(X)disk(Y)rdisk(Z)partition(W)\<windows_dir> fornece uma direção para a localização do dispositivo onde está instalado o SO. Determinar os valores de X,Y,Z e W, no entanto, pode ser bem problemático.

    Os valores de Z representam o número do disco, començando por 0. A ordem dos discos é, geralmente, definida pelo barramento IDE ou SATA (IDE 0 ou IDE1 e SATA 0 ou SATA 1) e pela posição do disco (drive primário ou secundário).

    Os valores de W representam o número da partição no disco definido pelo valor de Z. Os números de partição começam com 1.

    Exemplo 1: Se você quer que o Win XP dê o boot da partição 3 do 4º disco IDE (IDE 1 - disco secundário), o caminho ARC deve ser o seguinte:

    multi(0)disk(0)rdisk(3)partition(3)\WINDOWS="Microsoft Windows XP" /fastdetect

    Exemplo 2: Se você quer que o Win XP dê o boot da 2º partição do primeiro disco IDE (IDE 0 - disco primário), o caminho ARC deve ser o seguinte:

    multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(2)\WINDOWS="Microsoft Windows XP" /fastdetect


    Espero que você tenha captado a mensagem.
    A dúvida agora é saber se assim dá pra dar o boot no 98...
    [DanW / Equipe GB / www.gamesbrasil.com.br]

  8. #8
    Moderador Avatar de DanW
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Manaus / AM
    Posts
    1.178

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Pronto, tente adicionar essa linha ao arquivo BOOT.INI:

    multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\Windows="Microsoft Windows 98"

    E veja se dá certo...
    [DanW / Equipe GB / www.gamesbrasil.com.br]

  9. #9
    GeForce 6800 Ultra Avatar de The_Lostman
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Em um lugar... "além da imaginação"!!!
    Posts
    511

    Exclamation Tá difícil !!!!

    Quote Originalmente postado por DanW
    Pronto, tente adicionar essa linha ao arquivo BOOT.INI:

    multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\Windows="Microsoft Windows 98"

    E veja se dá certo...
    DanW, vc é muito gente fina, agradeço o interesse em me ajudar! Olha só, eu esqueci de mencionar, mas como tudo que tentei, conforme acima descrito, não deu certo, eu também fiz isso daí que você sugeriu... inseri este caminho para tentar dar o DUAL BOOT, mas também não funcionou... Agora estou no trabalho, hoje de noite posso tentar isso tudo de novo, mas já estou começando a acreditar que não vou conseguir dar o DUAL BOOT com o Win98 em outro disco rígido diverso daquele que tem o WinXP... que trabalheira cara! Se for assim, em último caso, pego este HD que já tem o Win98SE bem redondinho, e instalo o WinXP nele (pelo que li na internet, nem preciso particionar o HD antes, o próprio instalador do WinXP já faz isso e instala o novo SO).

    Mas, se vc tiver mais alguma sugestão, eu ficarei muito grato, porque eu realmente não queria ter todo esse trabalho agora...
    SAVE THE SEALS
    www.ifaw.org

    ASUS P5ND2-SLI
    Pentium 4 HT 3Ghz S775 Model 631 Box
    3 GB RAM Kingston Dual-Channel DDR2/533
    Radeon RX850PRO VTD256E 256 MB DDR3
    HD 250GB SATA Seagate
    Monitor LCD 17' Acer AL1714 VGA

  10. #10
    Radeon X800 Pro Avatar de diego gr
    Data de Registro
    Jul 04
    Local
    São Leopoldo - RS
    Posts
    469

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    O meu sonho era ter o Win98SE de volta aqui no meu PC. Depois q o meu pai instalou o WinXP tudo virou uma merda. Doom e Death Rally pararam de funcionar.....q merda!!!!
    PS2 4ever

  11. #11
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Brain_RJ
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    678

    Thumbs up Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Olha só, The_Lostman...

    Algumas vezes já vi isso acontecer, pode ser o seu caso aí tb pelas características, pelo menos é assim que eu penso...

    Quando instalamos outro SO, mesmo no mesmo HD particionado ou em outro HD, por padrão, essa nova partição fica como inativa... então vai umas dicas aí...

    1- Procure por um programa chamado Partition Magic (eu particularmente acho ele perfeito para esses casos, hehehe);

    2- Verifique se a partição que você criou está como primária ou lógica; (para se dar boot ela TEM que ser primária);

    3- Verifique se as partições estão ativas...

    Por esse mesmo programa é possível utilizar uma ferramenta própria dele fantástica e útil para vc (BOOTMAGIC);

    Com essa ferramenta você cria a lista de quantos SO´s você tiver ativos na sua máquina...
    Só para você ter uma idéia, aqui utilizo 3 SO´s (WinXP, Win 98 e Linux) todos opernando perfeitamente bem a partir desta tela de configuração...

    Acho que é uma boa tentativa para você.
    Esse programa roda tanto em win 98 como em Xp...

    Boa Sorte!
    Abraço!
    Última edição por Brain_RJ : 01-04-2005 às 10:40:08
    "Uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original."

  12. #12
    Radeon X800 Pro Avatar de diego gr
    Data de Registro
    Jul 04
    Local
    São Leopoldo - RS
    Posts
    469

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    tem como você postar uma screenshot desse programa aê e do bootmagic?
    PS2 4ever

  13. #13
    Moderador Avatar de DanW
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Manaus / AM
    Posts
    1.178

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Ih rapaz, pode ser que a partição esteja desativada mesmo viu... faltou dizer isso... heheeheh...
    [DanW / Equipe GB / www.gamesbrasil.com.br]

  14. #14
    Radeon X800 Pro Avatar de diego gr
    Data de Registro
    Jul 04
    Local
    São Leopoldo - RS
    Posts
    469

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Mas quem não conhece nada sobre o assunto partição como eu pode tentar com esse programa?
    PS2 4ever

  15. #15
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Brain_RJ
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    678

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Olha só diego gr, o programa é muito bom, não tenho dúvidas. Mas como todo programa, é sempre bom termos uma noção daquilo que queremos fazer. O programa é completo. Faz de tudo quando nos referimos ao Disco Rígido. Se o seu caso, como o de alguns que frequentam esse forum é pouco conhecimento nesse ramo, aconselho a dar uma lida no tutorial do programa. As versões mais atuais já estão com o help completo de todas as funções que o programa realiza. Apenas mais uma coisinha básica...o help é em inglês...

    Quanto as fotos do programa, eu coloquei alguns links que mostram bem o que é o programa, ok?

    Características do programa
    "Uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original."

  16. #16
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Brain_RJ
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    678

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Fotos do programa rodando aqui em casa:
    1ª Foto - O Programa:
    "Uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original."

  17. #17
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Brain_RJ
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    678

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    2ª Foto - Opção para configurar mais de 1 S.O.:
    "Uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original."

  18. #18
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Brain_RJ
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    678

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    3ª Foto - Configurações:
    "Uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original."

  19. #19
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Brain_RJ
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    678

    Re: DUAL BOOT de WinXP e Win98SE com 2 HDs (um SO em cada HD)

    Última Foto - Selecionando o S.O. a ser instalado:


    Assim acho que já deu para vocês terem uma idéia de como o programa é realmente completo.
    Entendam: Não disse que esse é o melhor... esse EU conheço, ok? Senão começa uma discussão que não acaba mais, hehehe.

    PS.: Eu uso 3 HD´s aqui, mas o programa só está mostrando 2 porque tirei recentemente um deles para servir de backup em outra máquina...

    Agora a foto do Boot Magic funcionando vou ficar devendo... se eu tivesse como bater uma foto com uma câmera digital, seria mais fácil... mas acho que já iluminei o caminho, certo?

    Qualquer dúvida, posta ae...

    Abraços!
    "Uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original."

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •